1 de outubro de 2017

Vamos conhecer o Pilates?

Oiê .. Hoje vamos conhecer o famoso Pilates. Quem criou, como foi criado, o que é, vamos falar de tudo! Então vem ... pega um cafezinho, pq o post tá grandinho e bem informativo.

Quem criou o Pilates?

Quem criou foi Joseph Pilates que nasceu em uma pequena cidade alemã chamada Monchengladbach, perto de Dusseldorf, em 9 de dezembro de 1883. Ele foi uma criança muito doente e sofria de asma, raquitismo e febre reumática e assim dedicou sua vida à melhorar sua força física. 
Pilates focalizou nas técnicas respiratórias para ajudar com a asma e se exercitava de calção, ao ar livre, para tratar o raquitismo (doença causada por uma deficiência de vitamina D). Daí vem suas famosas fotos praticando Pilates apenas de calção. Aos 14 anos, seu corpo já era tão desenvolvido que posou para um atlas de anatomia.

Já em sua fase adulta, quando tinha 32 anos, Joseph Pilates migrou para a Inglaterra onde trabalhou como boxeador profissional. Na mesma época, foi convidado a ensinar autodefesa aos detetives da Scotland Yard (Serviço Metropolitano de Polícia).
Porém, apenas dois anos depois de se mudar para o Reino Unido, dá-se início à Primeira Guerra Mundial, e sendo considerado inimigo da pátria por ser alemão, Joseph foi preso e mandado para um campo de concentração na Ilha de Man, onde começou a desenvolver o Método Pilates.
Quando preso no campo, as condições de saúde eram muito precárias, porém Joseph insistia para que todos os presos participassem da rotina diária de exercícios que ele inventou para manter o bem estar físico e mental. Porém, alguns presos feridos estavam bem fracos para levantar da cama e participar dos exercicios. Triste em ver e deixar seus companheiros deitados, Pilates tirou as molas da cama e prendeu nas cabeceiras e nos pés das camas de ferro, transformando em um equipamento de exercicios de resistência para seus amigos acamados.
Pilates improvisou na prisão e os exercícios eram feitos até em cadeiras de rodas, não deixando nenhum dos seus companheiros de prisão parados. Sabe-se que esses prisioneiros conseguiram sobreviver a grande pandemia de 1918, devido à boa forma física.
Criador da Contrologia – isso mesmo, era desta forma que o Método era chamado e foi criado e posteriormente conhecido como Método Pilates.
Mas o que é o Pilates?
São exercícios focados nos músculos do centro do corpo, que ajudam no equilibrio e estabilizam a coluna vertebral. Promove a consciência da respiração e da postura.
O pilates trabalha os aspectos corporais, como tonificação muscular, postura e condicionamento físico, também lida com a parte mental com exercícios de respiração, alongamento e relaxamento, que aliviam a ansiedade e o estresse. 
São 6 princípios básicos: 
- Concentração - respiração - centralização - precisão - controle e fluidez. 
- Benefícios do pilates: 
  • Aumenta a resistência física e mental
  • Aumenta a Flexibilidade
  • Melhora os desvios da coluna
  • Trata patologias
  • Aumenta a capacidade cardiorrespiratória
  • Diminui ou acaba com as dores
  • Aprimora o gesto esportivo
  • Corrige problemas posturais
  • Aumenta a concentração
  • Tonifica a musculatura
  • Melhora a coordenação motora
  • Promove menor atrito nas articulações
  • Alivia dores musculares
  • Ajuda a melhorar a respiração e a flexibilidade
  • Auxilia a prevenção contra a osteoporose
  • Promove relaxamento, o bem-estar e eleva a autoestima
  • Elimina toxinas e facilita a drenagem linfática
  • melhora a postura e a resistência muscular
  • Expande a consciência corporal
  • Ajuda no controle de peso
  • Fortalece os músculos abdominais
  • Trata patologias de tornozelo, joelho, quadril, coluna e ombro

O Pilates é uma prática que pode ser feita por qualquer pessoa, jovens, idosos, gestantes, pois respeita as capacidades e busca atender à necessidade individual. Os movimentos são feitos com precisão, devagar, prestando sempre atenção na respiração e postura.
Algumas mudanças no corpo podem ser notadas desde a primeira aula de pilates como fortalecimento dos músculos das pernas e braços, estreitamento no diâmetro da cintura e modelação do glúteo. 
Vamos conhecer os aparelhos?
Reformer: Ele trabalha com fluxo e propicia um trabalho completo e sem sobrecarga em nenhum grupo muscular.
Cadillac ou trapézio: Joseph estava tão feliz quando desenvolveu este equipamento que resolveu lhe dar um nome de algo muito valorizado na época, que era o Cadillac, um carro que seria o sonho de consumo de qualquer um. Ele foi desenvolvido a partir da ideia de uma cama de hospital.
Wunda Chair – Sua criação teve como inspiração uma cadeira de rodas. Fabricada com madeira possui um pedal na parte frontal que é sustentada por molas. Nas laterais existem duas barras que utilizadas para apoiar as mãos. Serve para fazer exercícios de força, resistência, equilíbrio, alongamentos trabalhando membros superiores, inferiores e abdômen.

- Ladder Barrel: É uma meia lua sobre uma base fixa com um a pequena escada fixada logo a frente. Muito eficiente em alongamentos e exercícios para coluna. Este equipamento foi criado a partir da observação de um antigo barril de cerveja. Os exercícios nesse aparelho promovem a extensão do tronco e a flexibilidade da musculatura dos membros inferiores.
Opinião pessoal: 
Eu estou fazendo pilates a 1 mês, confesso que me apaixonei de verdade por vários motivos. São exercícios de concentração, respiração e postura, ou seja, tudo o que eu buscava. É feito devagar, prestando extrema atenção no que o seu corpo está executando e ainda me dá elasticidade, flexibilidade, calma, fortalecimento e definição. Sei de pacientes idosos que mal andavam e hoje fazem os exercícios (diante das suas possibilidades físicas) e vivem uma vida sem dor. 
Existem muitos outros aparelhos no pilates, mas eu quis colocar aqui os aparelhos que estou usando no momento. Tem também os acessórios: bola, magic ring, tapetes que eu tbm uso de vez em quando, mas acho que o post está bem informativo já e vcs podem ter uma idéia do que acontece dentro de um estúdio de pilates. Sem contar que a história do Joseph é demais né?
Espero que vocês tenham gostado, qualquer dúvida me escrevam. Me sigam no instagram: @danipbastos. 
Beijos, fiquem com Deus .... volto logo!! 
Good Vibes!








Um comentário:

  1. Dani, eu já fiz pilates mas só o de solo. Com a atividade minha postura e respiração melhoraram bastante, se voltasse faria a de aparelhos acho mais power. Preciso praticar alguma atividade física mas estou na dúvida do que fazer? Bjs.

    www.blogbelissima.com.br

    ResponderExcluir

© Dani DeNucci - 2017. Todos os direitos reservados. Criado por: Thay Atallah.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo